Como Aparecer no Google – CheckList SEO

O que é SEO?

O trabalho de melhorar o rankeamento de sites no Google é chamado de SEO, Search Engine Optimization, ou em português “Otimização dos mecanismos de busca”.

Como aparecer no Google e aumentar as visitas do meu site?

como-aumentar-visitas-no-siteAparecer no Google é uma forma gratuita de se obter visitantes para o seu site, e quanto melhor você for ranqueado no Google, mais visitas seu site irá receber, de forma que se você quer realmente ganhar dinheiro com seu blog, uma das melhores formas é ter um site bem otimizado para os mecanismos de busca, com destaque para o Google.

A grande vantagem de aparecer bem posicionado no Google, é que se tem público recorrente e sem a necessidade de investimentos contínuos e massivos em outras formas de divulgação.

Meu site não aparece no Google!

O que irá definir quais sites irão aparecer nas primeiras páginas para uma palavra específica, é quão melhor esse site está otimizado para esses mecanismos de busca.

Como fazer meu site aparecer no Google?

aparecer-no-googleHá 2 formas possíveis de otimização de SEO: o SEO Onpage, onde se trabalha a estruturação do conteúdo da própria página, e o SEO Offpage, que é realizado principalmente através de link building.

O primeiro passo para aparecer bem ranqueado no Google é escolher as palavras que você quer ter destaque, quanto mais buscas e maior concorrência de sites de qualidade tiver essa palavra, mais difícil será essa missão.

O segundo passo é escrever artigos de forma que os Google Bots, que são os robôs do Google, possam entender com facilidade e ajudar no seu posicionamento, e algumas dicas para isso são:

– Escreva artigos com mais de 300 palavras, para ver o número de palavras de seu artigo, use o contador de palavras disponível no canto esquerdo inferior do Word, como na imagem abaixo.

– Escolha títulos e subtítulos com a palavra que você quer ranquear, uma outra dica é sempre manter essa palavra no começo do seu título, por exemplo, se quiser ranquear para pesca esportiva, o título “Como virar um profissional de pesca esportiva” irá ranquear melhor se for escrito “Pesca esportiva: Como virar um profissional”.

– Utilize subtítulos h1, com o assunto principal do artigo, e outros subtítulos, como h2 e h3, para definir subtemas dentro desse tema principal a ser tratado no artigo. Cada artigo deve ter apenas 1 h1, que funciona como se fosse o título de um livro, de forma que mais de 1 h1 por página pode gerar confusão nos google robots, além de que não deve haver quebra de hierarquia entre os cabeçalhos, por exemplo, utilizando h1, e em seguida h3, oque pode ser feito é utilizar h1, h2, e depois h3, e em seguida voltar a utilizar o h2.

Exemplo de uso de cabeçalhos:

h1: carro

h2: fiat

h3: palio weekend

– Utilize sitemaps, que são mapas do seu site para facilitar a compreensão por parte dos Google Bots, um bom sitemap consegue transmitir com facilidade a organização estrutural do seu site, facilitando em seu rankeamento.

– Coloque um vídeo do youtube nos seus posts, o Youtube é um serviço do Google, e como regra o Google tende a puxar a sardinha para sites que fazem uso de seus outros serviços, um vídeo do Youtube na sua página condizente com o assunto em questão, ajuda a indexá-la de forma mais rápida no Google.

– Utilize plugins de redes sociais em seu site, se tiver uma Fan Page, utilize o plug-in para mostrar a caixa do facebook na sidebar ou rodapé do seu blog, e outros plug-ins de outras redes sociais, como Twitter, Pinterest, e principalmente Google Plus, que é a rede social do Google.

– Tenha uma conta no Google Plus, e vincule essa conta ao seu blog, para atestar que você é quem escreve nesse blog, e ao escrever artigos, sempre compartilhe-os no Google Plus.

– Teste periodicamente diferentes meta descriptions para os seus posts, sabe-se que as meta descriptions não influenciam no SEO, mas podem aumentar ou diminuir o CTR, que é a porcentagem de cliques em seu post, de forma que quanto maior seu CTR melhor rankeado ficará seu blog, o CTR da página pode ser verificado no Google Webmaster Tools. Utilize no máximo 150 caracteres em cada meta description, para fazer com que o Google não corte sua meta description e coloque reticências. O Google pode eventualmente trocar sua meta description por algum parágrafo de seu artigo, principalmente se o Google achar que esse parágrafo define melhor seu artigo do que sua própria meta description, caso isso ocorrer, realize a alteração do texto de sua meta description.

– O Google Webmaster além de funcionar para a submissão de sitemaps, também tem a importante função da verificação de alguns erros que podem prejudicar o SEO Onpage, como por exemplo, na opção melhorias de html, pode-se verificar se existem títulos duplicados, páginas sem título, entre outros, e na opção erros de rastreamento, pode-se verificar por exemplo se há links quebrados.

– Faça a integração do Google Analytics com o Google Webmaster para cada site.

– Cadastre seu blog em alguns buscadores, como o yahoo, ask e babylon, esses buscadores menores geralmente incrementam as visitas de seu blog na faixa de 2% a 4%.

– Utilize os Google Alerts, criando por exemplo 1 salerta para a marca, ou seja, para monitorar as variações de como os usuários escrevem o nome de uma determinada marca, por exemplo se “cannon” ou “cannom”, 1 alerta para os eventuais produtos e serviços da sua marca, e 1 alerta para palavras chave principais de seu site.

CheckList SEO

Rodrigo Nascimento e Rafael Rez Oliveira, dois dos maiores especialista em SEO do Brasil, criaram juntos o curso Check List SEO, disponível em suas versões básica, avançada e premium.

checklist-seoA versão básica conta com:

Módulo 1: Planejamento

Módulo 2: Setup

Módulo 3: SEO on Page

A versão avançada, conta os 3 módulos da versão básica, além de contar com outros 5 módulos para SEO avançado, e acesso ao grupo do SEO Checklist no Facebook.

A versão Premium conta com todos os 8 módulos, acesso ao grupo secreto no Facebook, acesso às ferramentas exclusivas do Checklist SEO e filmagem do evento presencial.

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