Como Instalar o WordPress – Criar Blog WordPress

O que é WordPress e para que serve

O WordPress é uma plataforma gratuita de CMS, que em português significa sistema de gerenciamento de conteúdo para a web, feito em linguagem php e com banco de dados MySql, e serve principalmente para a criação de blogs.

Basicamente há duas formas de se instalar o WordPress, uma automática e outra manual, iremos abordar nesse post as duas formas de instalação, porém a automática é obviamente muito mais rápida e simples.

Instalando WordPress

Pela forma automática de instalação basta-se um simples clique e a realização da configuração básica de seleção do título do site, email e usuário, e em alguns poucos segundos o WordPress é instalado. Essa forma automática é disponibilizada no painel de controle do seu host, e o painel utilizado pela maioria das hospedagens é o cpanel.

Após contratar uma hospedagem, e receber o email com seu login e password, atualizar o DNS no seu registrar, e aguardar a propagação do DNS, se a sua hospedagem disponibilizar o cpanel, você poderá acessar o painel de controle de seu site, digitando “http://www.meu-site.net/cpanel”, ou seja, basta incluir o “/cpanel” após o endereço de seu site.

Para instalar o WordPress, no cpanel, navegue até o Instalador Automático de Software e selecione o WordPress, como na figura abaixo:

como-instalar-o-wordpress

Instalar tema WordPress

O WordPress oferece dezenas de temas gratuitos, e para escolhe-los, acesse seu painel de administrador, e vá em aparências -> temas, e escolha adicionar novo tema, como na figura a seguir:

Caso você queira um design mais profissional, poderá comprar temas em sites como http://themeforest.net e http://mythemeshop.com, e nesses sites há temas WordPress para qualquer tipo de blog, seja blogo de fotos ou tirinhas, para notícias, para loja virtual, e para blogs que visam ganhar dinheiro com o Google Adsense, sendo que há templates otimizados para gerar mais cliques via Adsense, para conhecer alguns desses temas leia o artigo Temas WordPress para Adsense.

instalar-tema-wordpress

Instalação manual do WordPress passo a passo

Há também uma forma manual de instalação do WordPress, onde você poderá utilizar um software para transferência de arquivos para o seu host, como o Filezilla, ou usar o próprio gerenciador de arquivos do seu cpanel, que é uma maneira mais prática e não necessita da instalação de um software adicional.

A primeira coisa a se fazer é baixar a versão mais atualizada do wordpress, no endereço:

Depois, você terá de transferir o .zip baixado para o seu host, usando o gerenciador de arquivos, após a transferência, descompacte o zip na pasta “public_html”, que é a pasta que aloca os arquivos que serão visualizados ao se digitar o endereço do seu blog.

Você terá que criar também um banco de dados e usuário para o seu site, e associar o banco banco de dados ao usuário criado, para isso, acesse no seu painel de controle o seu banco de dados MySql, como na tela abaixo:

mysql-wordpress

Posteriormente, você deverá acessar novamente o gerenciador de arquivos, e na raíz, procurar o arquivo “wp-config-sample.php”, modificar seu nome para “wp-config.php”, e editá-lo, alterando o nome do banco de dados, do usuário e a senha do usuário. Pronto, seu WordPress está instalado!

>> Clique aqui para conferir os melhores plugins para WordPress <<

Artigos Similares
Como migrar um site Há basicamente dois tipos de migração...
Como contratar freelancer Atualmente existem diversos sites que intermediam as relações...
O que são plugins? Os plugins servem para adicionar diversas...
Como fazer uma fan page Nesse post o Como Montar...
O que é e como ganhar dinheiro com o Google...
Quais são os melhores programas de afiliados da internet? Nesse...
Templates para blog Nesse post o Como Montar um Blog...
Qual é o melhor site para criar um blog? O...
Qual a diferença entre site e blog? Existem algumas pequenas...
Google Analytics no WordPress: como instalar Uma forma rápida de...
O que fazer para registrar um domínio? O domínio é...
Como fazer para divulgar meu blog? Antes de começar a...
Quais são as piores hospedagens de sites? Alerta vermelho: as...