Como Migrar um Site: Mudar de Hospedagem e Domínio

Como migrar um site

Há basicamente dois tipos de migração de sites, a primeira quando o nome do domínio é alterado, por exemplo, de dominio1.com.br para dominio2.com.br ou ainda de dominio1.com.br para dominio1.com, a segunda possibilidade é a migração necessária para trocar a hospedagem do site. Dessa forma, podemos classificá-las em migração por endereço ou migração por hospedagem.

como-migrar-site

Como mudar de hospedagem

Antes de mudar de hospedagem, descubra como identificar uma hospedagem de qualidade e quais são as melhores hospedagem clicando aqui.

Para migrar o site para outra hospedagem, devemos transferir os arquivos e o banco de dados para o novo hosting, e posterior efetuar uma pequena configuração. Tudo tratado passo a passo a seguir:

1) Faça um backup dos arquivos do site e de seu banco de dados. O backup poderá ser feito no cpanel ou, se o site for em wordpress, poderá ser utilizado o plugin BackupWordpress, que por sinal é muito simples de se mexer, e ainda poderá realizar backups periódicos do seu site, tanto dos arquivos quanto do banco de dados. Caso seja escolhida a opção do backup dos arquivos e do banco de dados, esse plugin produz um .zip com os arquivos do site e um .sql nesse mesmo arquivo com o banco de dados.

2) Após contratar o novo hosting, é necessário atualzar o DNS (Domain Name Server) no registrar do domínio. Os dados referentes ao DNS normalmente constam no email de abertura de conta da nova hospedagem. Depois, faça o upload dos arquivos via cpanel ou FTP para a pasta public_html.

3) Em seguida, devemos criar um novo banco de dados, para isso, logado no cpanel, acesse a opção “Banco de dados MySQL”, conforme ilustra a imagem abaixo.

banco-de-dados-mysql

Na tela que se abrirá, digite o nome do novo banco de dados, e clique em “criar banco de dados”. Caso não haja um usuário ativo criado, será necessário criá-lo, bastando escolher o nome do usuário e um password, e clicando em “Criar um usuário”. Por fim, deve-se adicionar um usuário para o banco de dados criado, e então clicar em “adicionar”.

4) Agora é preciso importar o banco de dados antigo, para isso, logado no cpanel, acesse o phpMyAdmin, como mostra a figura abaixo.

phpmyadmin

Na tela a seguir, no canto esquerdo superior da tela, selecione o banco de dados criado no passo 3), clique na aba “importar”, escolha o banco de dados,  e na parte inferior da tela, clique em “executar”.

importando-banco-de-dados-phpmyadmin

5) Agora, na página inicial do cpanel, acesse o gerenciador de arquivos.

gerenciador-de-arquivos-cpanel

Na nova tela, na pasta public_html, selecione o arquivo “wp_config.php” e clique em “editor de códigos”.

wp-config-gerenciador-de-arquivosAqui, devemos configurar o nome do usuário, banco de dados e a senha criadas no passo 3), esses três parâmetros devem ser preenchidos entre as apóstofres, o usuário deve ser preenchido abaixo da linha comentada “/** MySQL database username */”, o banco de dados abaixo da linha comentada “/** The name of the database for WordPress */”, e o password, posteriormente à linha “/** MySQL database password */”.

wp-config

Pronto, se todos os passos foram seguidos com seu sucesso, seu site estará funcionando perfeitamente! Caso haja algum, revise os passos de 1 a 4.

Como mudar domínio do site (sem deixar rastros do domínio antigo)

Por vezes é necessário mudar o endereço do site, seja o nome do domínio, ou ainda apenas a .tld, ou seja, de dominio1.net.br para domínio.com.br, por exemplo. O processo é basicamente o mesmo tratado acima para a migração de hosting, porém, há alguns passos adicionais, trabalhosos e totalmente manuais, pois devemos atualizar os links e imagens do novo site, para que quando solicitados, não sejam buscados no endereço anterior. Assim, o processo é totalmente manual, e será tratado a seguir.

6) O primeiro passo é alterar a url do novo site, ou seja, após realizar os mesmos passos descritos para a migração de hospedagem, devemos acessar novamente o phpMyAdmin, selecionar o banco de dados criado, e em “wp_options”, devemos alterar a url do novo site em “siteurl” e em “home”, e caso necessário, o “admin_email”, este último também poderá ser alterado em “wp_users”, no campo “user_email”.

7) Em seguida, devemos logar no painel de administrador do WordPress, e na barra de opções localizada no canto esquerdo, selecionar Configurações >> Geral, e então preencher a nova url nos campos correspondentes a “Endereço do WordPress (URL)” e “Endereço do site (URL)”.

wp-admin-configuracoes

8) O próximo passo é substituir todas as URLs que contenham o endereço velho pelo novo endereço. Esse passo pode ser deveras simplificado se as URLs foram criadas utilizando o plugin Pretty Link, com ele não é necessário alterar as URLs página por página, e apenas editar os links criado nas opções do plugin.

9) Em seguida, deve-se apagar todas as imagens e inseri-las novamente uma a uma nos posts.

10) Para certificar-se de que não há rastros das urls antigas, pode-se usar a ferramenta de inspeção de código disponibilizada nos principais navegadores, como no Google Chrome, por exemplo, nele basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer página do site, e selecionar a opção “Inspecionar elemento”, em seguida deve-se segurar as teclas “ctrl + F”, e então digitar a url do endereço antigo e fazer a varredura página por página.

11) Por fim, ainda podem haver alguns resquícios do antigo domínio no banco de dados, para isso, acesse novamente o phpMyAdmin, e altere os endereços dos posts, páginas e anexos disponíveis na coluna “guid“.

phpmyadmin-guid

Alguns plugins também criam tabelas no banco de dados que podem conter dados referentes ao site antigo, o Pretty Link, por exemplo, cria uma tabela chamada “wp_prli_clicks” que armazena histórico de cliques, grupos de links, entre outros, para remover os registros do domínio antigo, basta acessá-la, e apagá-los.

Pronto! Seu site está prontinho para funcionar em um novo endereço!

Se esse post lhe foi útil não deixe de curtir no Facebook.

Dúvidas, sugestões, reclamações, elogios? Não deixe de comentar!

Artigos Similares
Como contratar freelancer Atualmente existem diversos sites que intermediam as relações...
O que são plugins? Os plugins servem para adicionar diversas...
Como fazer uma fan page Nesse post o Como Montar...
O que é e como ganhar dinheiro com o Google...
Quais são os melhores programas de afiliados da internet? Nesse...
Templates para blog Nesse post o Como Montar um Blog...
Qual é o melhor site para criar um blog? O...
Qual a diferença entre site e blog? Existem algumas pequenas...
Google Analytics no WordPress: como instalar Uma forma rápida de...
O que fazer para registrar um domínio? O domínio é...
Como fazer para divulgar meu blog? Antes de começar a...
Quais são as piores hospedagens de sites? Alerta vermelho: as...
O Brasil é o segundo país do mundo com o...