Como Usar o Google Analytics – Contador de Visitas

Google Analytics no WordPress: como instalar

Uma forma rápida de vincular seu site a uma conta no Google Analytics, é através do plugin Google Analytics for WordPress, do autor Joost de Valk, basta instalar o plugin, ter um email gmail, criar uma nova conta no Analytics, ir na opção “Administrador”, no canto superior da tela, e na seção “Propriedade”, selecionar “Configurações da propriedade”, e procurar pelo seu ID de acompanhamento, posteriormente copie o ID, como na figura abaixo:

como-colocar-google-analytics-no-wordpress

No painel de administrador do WordPress, nas configurações do plugin ative a opção “Manually enter your UA code” e cole o ID, clique no botão Update Google Analytics Settings, e pronto, seu site está vinculado ao Google Analytics!

instalar-google-analytics-no-wordpress

Para que serve o Google Analytics?

O Google Analytics coleta e segmenta informações acerca do seu público, seu bom uso é importantíssimo para melhor entender o avatar de seu blog.

Google Analytics: como usar

Abrindo o Google Analytics, a primeira tela refere-se a visão geral do seu público, e a primeira vez que você utilizar o Analytics, ela deve estar completamente zerada, conforme a imagem abaixo:

visao-geral-google-analytics

Essa tela traz parâmetros muito importantes, como por exemplo a taxa de rejeição ou bounce rate, que é a porcentagem de visitantes que deixaram o seu site sem visualizar outra página a não ser a página pela qual eles chegaram em seu site. É importante saber que sessões é diferente de usuário, sessão é o número de vezes que um mesmo usuário ficou engajado com o seu site, por exemplo, se o mesmo usuário visitar seu site na segunda e na terça, ele terá ao menos 2 sessões, e será computado como 1 usuário.

Depois do primeiro dia que seu site ficar ativo, ela trará as primeiras informações acerca do seu público, as quais serão atualizadas todos os dias, como na imagem a seguir:

google-analytics-como-usar

Contador de pessoas online

Na opção Tempo Real, consegue-se monitorar a atividade do visitante conforme ela acontece em seu site, e os dados são atualizados continuamente, sendo que cada exibição de página é informada segundos depois de ocorrer, mostrando o número de pessoas no site no exato momento, além de suas localizações geográficas, as palavras-chave que digitaram para entrar em seu site e os sites que estavam anteriormente, além das páginas que eles estão visualizando no momento.

O Google Analytics também inclui relatórios de informações demográficas e de interesses do seu público, para entender melhor seu público através de sua idade, sexo, interesses, sendo essas as mesmas informações demográficas que o Google usa para segmentar seus anúncios, porém, nem todos os usuários podem ter informações geográficas associadas, de forma que esses relatórios podem representar somente um subconjunto dos usuários e não à composição geral do site.

Uma outra funcionalidade interessante é a identificação do idioma e da localização geográfica dos visitantes de seu site, na opção Público-alvo -> Geográfico -> Localização o Analytics agrupa os subconjuntos dos países dos visitantes do seu site através.

google-analytics-localizacao-geografica

Na opção Público-alvo -> Celular -> Visão Geral, distingue-se a categoria dos dispositivos móveis do seu site, no exemplo abaixo, no período considerado, 62,22% das visitas do site foram por desktop, 30,37% por celular, e 7,41% por tablet, oque evidencia para o site em questão a enorme importância de sua boa navegabilidade frente aos dispositivos móveis.

google-analytics-tipo-de-dispositivo

Ainda em Celular, na opção Dispositivos o Analytics identifica o tipo e o modelo de dispositivo móvel de alguns dos visitantes do site.

Ainda na opção Aquisição -> Canais, clicando em Organic Search, pode-se analisar as palavras-chave que originaram as visitas, e se ter uma idéia das palavras que mais trazem visitas ao seu site pelo Google. O “Not Provided” da figura abaixo referencia palavras que não puderam ser identificadas.

google-analytics-palavras-chave

Na aba de Comportamento, entre as opções de maior destaque, pode-se citar a identificação do fluxo de comportamento de seus usuários, ou seja, as páginas que esses usuários visitaram, e as páginas em que eles deixaram o seu site, além de se poder analisar as pesquisas internas efetuadas pelos usuários dentro de seu site em widgets de pesquisa.

google-analytics-fluxo-de-comportamento

>> Clique aqui para aprender a aumentar as suas visitas vindas do Google <<

Artigos Similares
Como migrar um site Há basicamente dois tipos de migração...
Como contratar freelancer Atualmente existem diversos sites que intermediam as relações...
O que são plugins? Os plugins servem para adicionar diversas...
Como fazer uma fan page Nesse post o Como Montar...
O que é e como ganhar dinheiro com o Google...
Quais são os melhores programas de afiliados da internet? Nesse...
Templates para blog Nesse post o Como Montar um Blog...
Qual é o melhor site para criar um blog? O...
Qual a diferença entre site e blog? Existem algumas pequenas...
O que fazer para registrar um domínio? O domínio é...
Como fazer para divulgar meu blog? Antes de começar a...
Quais são as piores hospedagens de sites? Alerta vermelho: as...