Landing Pages ou Squeeze Pages: Como Criar

Nesse post o Como Montar um Blog explica o que são, para que servem e como construir landing pages que convertem.

O que é uma landing page?

Landing pages são páginas com um único objetivo, ou obtenção de cliques ou captura de dados do usuário, como nome e e-mail.

Aqui iremos tratar de landing pages para captura de dados.

Imagine que você queira aumentar o tráfego do seu blog, ou ainda saber mais sobre seus leitores, como por exemplo, seu sexo, faixa etária, que tipo de produtos se interessam etc.

Uma das formas de se fazer isso é oferecendo um material em troca dos dados do seu leitor, a chamada isca digital. Repare que para convencer seu leitor a lhe enviar seus dados, a proposta de sua landing page, seu texto e a estética de sua página e de seu produto são de suma importância. E tudo isso não servirá de muita coisa se o conteúdo do seu produto não for realmente bom, visto que de nada adiantará os dados de um usuário insatisfeito.

Landing pages não tem uma forma padrão para serem construídas, podendo adaptar-se ao seu público e seus gostos dependendo do nicho de atuação. O site Resultados Digitais possui vários exemplos de como construir landing pages de qualidade. Vamos analisar a landing page onde é oferecido o webinar “Como criar Landing Pages efetivas”.

título-landing-pages

Repare que no cabeçalho da página, é exibido um título efetivo, indo direto ao ponto, além de um subtítulo com maiores detalhes sobre o produto, dessa forma o usuário é esclarecido de forma sucinta e ao mesmo tempo clara do propósito da landing page.

corpo-landing-pages

Mais abaixo é exibida a imagem de um vídeo, para deixar claro que se trata de uma vídeo aula, e segue-se o que é chamado de bullet points, ou enumerações para descrever e detalhar o material.

No lado direito, um formulário para preenchimento do usuário, adaptado ao dados que a empresa julga ser importante para seus negócios.

O usuário só tem 3 possíveis ações nesta página, curtir a página através dos links de redes sociais disponibilizados no lado esquerdo, preencher seus dados no formulário ou sair da página.

Por conta de serem tão diretas, as conversões de landing pages otimizadas podem ser muito altas.

Existem no mercado alguns serviços pagos mensalmente de construção manual de landing pages, onde não é necessário o usuário saber nada de programação. Além da construção da landing page, esses serviços também disponibilizam em sua maioria os chamados testes A/B, que são testes para conferir e comparar a efetividade entre landing pages.

Eu já utilizei o Unbounce, e sinceramente, não tenho bons comentários a fazer, principalmente em relação às páginas construídas não serem responsivas, pelo menos na data em que fiz uso desse serviço. Além de que, o preço não é nada convidativo, ultrapassando R$ 100,00 por mês. E o usuário não precisa necessariamente desse serviço para realizar testes A/B, os quais podem ser feitos de forma gratuita com o auxílio de outros serviços, como o Google Analytics.

Uma opção alternativa para construção de landing pages, são temas ou plug-ins instaláveis, onde o pagamento deve ser efetuado uma única vez, e a partir daí obtém-se a licença para utilizar indefinidamente o tema como landing page.

Template para Landing page

O tema para WordPress Justlanded é próprio para a construção de landing pages, e em 315 avaliações de compradores, recebeu 4.76 de 5.0 pontos possíveis, atestando grande aprovação do público. A imagem ilustra a página modelo do Justlanded.

justlanded-landing-page

O tema é totalmente customizável através da aba Theme Options. A gama de alterações que podem ser realizadas é extensa, podendo ser citadas:

– Substituição de banner;

– Alteração de campos de formulário;

– Uso de seção de depoimentos;

– Substituição de imagens para slider;

– Alteração de cor de botões;

– Alteração de cor do tema;

– Inserção de links de redes sociais na lateral ou no cabeçalho;

– Visualização de seções em 1, 2 ou mais colunas através do uso de shortcodes;

– Integração com serviços de autoresponder, como Aweber, Infusion e Mailchimp;

– Alteração da posição dos botões de ação, como os botões de download e de assinatura de newsletter;

– Alteração de tamanho e cores das fontes;

– Inclusão de sistema de pagamento;

– Alteração da fonte e cor do botão de pagamento.

O Justlanded custa o equivalente a uma única mensalidade do Unbounce e é totalmente responsivo, ou seja, sua landing page irá se adaptar a resolução de qualquer tipo de dispositivo móvel, o que a maioria ou senão todos serviços de landing page de pagamento mensal não oferecem.

Porém, o maior diferencial desse tema, é o suporte oferecido por seus criadores, o cliente dispõem de um serviço de resposta via email quase instantâneo, não a toa o tema é tão bem avaliado. A figura a seguir ilustra um dos vários atendimentos que recebi da equipe de suporte do tema.

justlanded-email-2

As respostas, em inglês, foram sempre esclarecedoras e resolveram meus problemas, além do que, se necessário, o autor se prontifica a resolver por si mesmo qualquer tipo de problema que o usuário venha a ter, desde que esteja dentro das funcionalidades do tema.

Ao comprar o tema, você receberá também alguns guias de instalação e de como fazer melhor uso de todas as suas funcionalidades.

>> Clique aqui para acessar a página do produto e conferir sua versão de demonstração <<

Artigos Similares
Como migrar um site Há basicamente dois tipos de migração...
Como contratar freelancer Atualmente existem diversos sites que intermediam as relações...
O que são plugins? Os plugins servem para adicionar diversas...
Como fazer uma fan page Nesse post o Como Montar...
O que é e como ganhar dinheiro com o Google...
Quais são os melhores programas de afiliados da internet? Nesse...
Templates para blog Nesse post o Como Montar um Blog...
Qual é o melhor site para criar um blog? O...
Qual a diferença entre site e blog? Existem algumas pequenas...
Google Analytics no WordPress: como instalar Uma forma rápida de...
O que fazer para registrar um domínio? O domínio é...
Como fazer para divulgar meu blog? Antes de começar a...
Quais são as piores hospedagens de sites? Alerta vermelho: as...