Melhor Hospedagem de Site: Onde Hospedar meu Site?

Se você já sabe o que é uma hospedagem e quer economizar tempo e não ter de aprender os parâmetros a serem considerados antes de contratar uma boa hospedagem, desça a página até o tópico Melhores Hospedagens de Sites, onde o Como Montar um Blog irá lhe apresentar as melhores hospedagens disponíveis no Brasil e no mundo.

O que é uma hospedagem de site?

Para ter seu site ou blog ativo na internet, é necessário que os arquivos do seu site estejam alocados em um servidor que os disponibilize online, e esse serviço é oferecido pelas hospedagens de sites ou também chamadas de hosts.

Como hospedar um siteo-que-e-hospedagem

Basta escolher a hospedagem de sua preferência e contratar o plano que mais lhe agradar, para isso deverá ser levado em conta alguns fatores, não apenas o preço, mas também se a hospedagem irá atender adequadamente as referidas necessidades em questão, por exemplo, um blog com grande parte de seu conteúdo disponibilizado na forma de imagens, irá necessitar de um limite de transferência de dados em sintonia com o tamanho dos conteúdos postados.

Como escolher uma hospedagem

Se seu objetivo é levar um grande número de visitantes para seu blog, e você não quer correr o risco de que seu site fique instável ou até mesmo fora do ar por tempo indeterminado, deverá optar por uma boa hospedagem. Hospedagens de baixa qualidade podem gerar grandes problemas relativos à manutenção do site, podendo ser citados como eventuais problemas:

  • Lentidão na navegação.
  • Baixa taxa de uptime: que reflete a porcentagem de tempo que seu site está online.
  • Perda de dados parciais, e até mesmo de sites completos, sem aviso prévio.
  • Não comportar um determinado número de visitas no site ao mesmo tempo.
  • Não prestar suporte técnico.
  • Ter servidores vítimas de spam, o que poderá gerar a desindexação de seu site do Google e de outros mecanismos de busca.

como-escolher-hospedagem

Número de visitantes do site

Quanto maior o número de visitantes de um site, maior será o tempo de carregamento de suas páginas. Sites demorados irão aumentar o bounce rate, que é a porcentagem de usuários que entraram no site e saíram sem visitar outras páginas, além de diminuir o rankeamento no Google, e consequentemente o número de visitantes e suas taxas de conversão, como cliques, e por fim, as receitas.

Para sites que recebem um grande número de visitas, o ideal é que a transferência mensal de dados seja ilimitada, lembre-se que quanto mais visitantes seu site receber, mais transferência mensal ele irá consumir.

Load Tests

Os chamados Load tests verificam parâmetros de navegabilidade de um site, informando, por exemplo, quantas visitas simultâneas o site consegue comportar sem demonstrar instabilidade.

O site Load Impact oferece um Load test gratuito, informando o tempo médio de carregamento de páginas para até 50 visitas simultâneas, para fazer o teste basta preencher a url de seu site e clicar no botão para rodar o teste, o processo leva em torno de 3 minutos.

Data centers

Geralmente, as melhores hospedagens dispõem de data centers hospedados nos Estados Unidos, sendo que a banda larga das hospedagens americanas é mais rápida, e dessa forma a transmissão de dados do servidor americano é mais rápida.

Uptime

Deve-se optar por hospedagens com uptime de no mínimo 99%, como já citado anteriormente, essa taxa remete a porcentagem de tempo em que seu site ficará online.

Suporte online

O suporte online é muito importante na escolha de uma hospedagem, para hospedagens com suporte deficitário, a resolução de simples dúvidas podem levar dias ou até semanas, e vale ressaltar que por vezes elas não são ao menos resolvidas, dessa forma o ideal é que se dê preferência à hospedagens que disponibilizem suporte através de chat online e também por email.

Cpanel

O Cpanel é um painel de controle criado para facilitar a vida do usuário em inúmeros quesitos, seja na transferência de arquivos, dispensando o uso de clientes FTP, na instalação automática de plataformas – como o WordPress -, na criação e edição de banco de dados, em questões relativas à gerência de domínios e subdomínios, redirecionamento de emails, edição de código fonte, entre muitas outras. Sendo assim, o recomendado é que o usuário opte sempre por hospedagens que disponibilizem o Cpanel

Page Rank, Page Authority e Domain Authority

Um dos primeiros passos na identificação de uma hospedagem de qualidade é verificar parâmetros relativos a autoridade de seu site, como por exemplo, seu Page Rank, Page Authority (PA) e Domain Authority (DA). De forma prática esses termos estrangeiros atestam o tempo com que os sites estão ativos, quantos outros sites estão linkando para o site em questão, e ainda a qualidade desses outros sites referências, prevenindo assim possíveis fraudes.

Conferir esses parâmetros é meio caminho andado para não contratar uma empresa de hospedagem de baixa qualidade, ou pior, uma empresa que aplique golpes pela internet, nos últimos anos, muitos aventureiros decidiram oferecer hospedagem, e alguns nem ao menos são empresas devidamente registradas, o risco de calote e outros tipos de golpes nesses casos é enorme. Há milhares de relatos em fóruns de usuários que foram enganados na hora de contratar sua hospedagem.

Um grande ponto a ser mencionado aqui, é que caso o pagamento seja efetuado por Paypal, segundo o regulamento deste, ele não se responsabiliza por transações consumadas em relação a produtos e serviços digitais, dessa forma, o Paypal não oferece reembolso caso o usuário tenha sido vítima de golpe na contratação de uma hospedagem.

Não significa que uma empresa com PR N/A ou PR 0 é necessariamente uma escolha ruim, mas é mais um ponto a se ponderar.

Há plugins para os principais navegadores que disponibilizam o Page Rank, PA e DA de cada site para que sejam conferidos pelo usuário.

Page Rank

O Page Rank é um parâmetro criado por Larry Page, um dos fundadores do Google, e em suma, serve para apontar a qualidade de uma página online por meio da medição de inúmeros fatores, apesar desse parâmetro ser cada vez menos atualizado pelo Google, e estar cada vez mais em desuso, ainda é uma boa referência para identificar sites de qualidade. Vale dizer que como a escala de medição do Page Rank é logarítmica, quanto maior o valor, mais confiável tende a ser o site.

Para baixar um plugin que disponibilize o Page Rank de sites para o Google Chrome, clique aqui.

Page Authority e Domain Authority

Já o Page Authority e o Domain Authority são parâmetros criados pela Moz, para auferir respectivamente a autoridades de páginas e de domínios, e também são boas referências para identificar sites de qualidade. Da mesma forma que para o Page Rank, quanto maior o PA e o DA de um site, mais confiável ele tende a ser.

Para baixar um plugin que disponibilize o PA e o DA de sites para o Google Chrome, clique aqui.

Dicas para escolher uma hospedagem

Contrate o tempo mais curto de hospedagem

Muitos usuários, no intuito de economizar, acabam contratando planos de hospedagem de longas durações para os seus sites, mas no meio do caminho se arrependem e tem de trocar de host, vale dizer que o dinheiro referente aos meses restantes não será devolvido por quase 100% das hospedagens, estas normalmente tem um prazo de reembolso, variando geralmente de 7 até 30 dias após a data de contratação dos serviços, e o reembolso ainda depende da idoneidade do host, tendo em vista que o Paypal por exemplo, como já abordado anteriormente, não se responsabiliza pelo insucesso de transações envolvendo produtos e serviços digitais.

O recomendado é que o usuário primeiro faça um teste contratando o menor período de tempo de hospedagem disponibilizado pelo host, e se o menor prazo disponibilizado for 1 ano, antes de contratar, o usuário deverá seguir toda a cartilha tratada nesse artigo para correr menos riscos na hora de escolher um host, ou simplesmente optar por outra empresa.

Pesquise pela empresa de hospedagem nos mecanismos de buscas

A dica a seguir é infalível, basta digitar o nome da empresa de hospedagem em questão no Google, Bing ou em outros mecanismos de busca, e verificar se há reclamações em sites como Reclame Aqui ou em outros fóruns.

Se a hospedagem for internacional, o indicado é que o usuário varra as primeiras páginas disponibilizados pelos mecanismos de busca, para fazer uma análise mais apurada, no exterior é muito comum que usuários vítimas de empresas de hospedagem abram reclamações em fóruns.

Vale dizer aqui que o maior problema não é a existência de reclamações, mas sim como a empresa reage à elas, ou seja, qual é a cartilha da empresa para a resolução dessas reclamações.

Melhores Hospedagens de Sites

Segue abaixo uma lista de empresas de qualidade e idôneas que oferecem serviços de hospedagem:

UOL HOST

Quem na internet nunca ouviu falar da UOL?

A Universo Online é uma empresa fundada em 1996 e que dispensa comentários, atualmente ocupa o posto de quinto site mais visitado da internet no Brasil (segundo dados da Alexa), com mais de 6,7 bilhões de pageviews mensais, além de possuir um domínio sólido, com Page Rank 8, e de ter ganho mais de 100 prêmios como um dos maiores portais em atividade no Brasil.

A empresa disponibiliza várias ferramentas que podem ser úteis aos blogueiros, e aqui nos ateremos à análise dos plano de hospedagem da UOLHOST.

Vantagens da UOLHOST

  • Domínio grátis

Domínio grátis para todos os planos, exceto os mensais. O plano anual, por exemplo, custa apenas R$ 17,90 por mês.

  • Suporte UOLHOST

Apesar de não dispor de chat online para suporte, a UolHost dedicou atenção especial nos últimos anos para aplicar melhorias nos canais de comunicação com seus clientes, incluindo a contratação de mão-de-obra especializada no setor de TI para realizar o suporte técnico, e também para os demais departamentos.

Atualmente, os usuários podem abrir tickets de suporte por meio do painel de controle, o tempo médio de resposta para cada ticket é de 30 minutos, com limite de até 48 horas.

  • Uptime de 99,8%

A UolHost garante, por contrato, 99,8% de uptime, isso só é possível por conta de sua hospedagem trabalhar em camadas e utilizar a tecnologia LXC. Na prática, isso significa que o usuário irá dispor de um container de recursos com processamento e memória exclusivos para o seu site, o que garante a real entrega dos recursos contratados, sem sofrer interferência de outros sites hospedados no mesmo servidor.

Mas como isso funciona?

Quando um usuário acessa o seu site pela primeira vez, a requisição acessa a primeira camada, chamada de cache, para então passar para a segunda camada e usar seu container de recursos isolados para buscar as informações na terceira camada, chamada de storage, onde ficam armazenados os arquivos do seu site, conforme imagem abaixo.

A arquitetura acima contribui para um rápido fluxo de dados, do servidor até o usuário. A partir do segundo acesso do usuário, não será necessário percorrer o fluxo novamente, garantindo assim uma melhor performance. Dessa forma, ele acessará apenas a primeira camada no cache, que devolverá a informação já armazenada do seu acesso anterior.

Caso seu site ou aplicação precise de mais recursos de processamento e memória, você poderá fazer upgrade pelo painel de controle. Vale mencionar que dentro da hospedagem, todos os ambientes são duplicados, garantindo alta disponibilidade e redundância, para que assim o site fique sempre no ar.

uolhost-isolamento-de-recursos

Como instalar o WordPress no Painel de Controle da UOLHOST

O painel de controle disponibilizado pela UOLHOST é bastante intuitivo e de fácil navegação. Para instalar a plataforma WordPress, basta seguir os 3 passos abaixo:

1) Depois de acessar o painel de controle, no canto esquerdo superior selecione “Hospedagem de Sites”, e depois a subopção “Administrar”, conforme mostra a figura abaixo.

uolhost-instalacao-wordpress-passo-1

2) Após acessar a página de administração do site pretendido, basta clicar no botão “instalar aplicativos”, de acordo com a imagem abaixo.

uolhost-instalacao-wordpress-passo-2

3) Por fim, selecione WordPress.

uolhost-instalacao-wordpress-passo-3

Para hospedar seu site na UOLHOST, clique aqui.

Host1plus

Pontos positivos

  • Uptime de praticamente 100%, ou seja, seu site sempre online.
  • Boa velocidade de navegação.
  • Suporte em português, via chat, e também por email.

Trata-se de uma empresa de hospedagem de tradição, de longa data, o site .com da empresa conta com Page Rank 6, e não se engane, apesar da matriz estar localizada no exterior, a Host1plus cada vez mais dedica atenção ao mercado brasileiro, oferecendo agora um site .com.br, além de suporte via chat em português feito por funcionários brasileiros, o atendimento é rápido e feito sob medida, os funcionários realmente são bem treinados e prontos para sanar suas dúvidas de maneira rápida e eficiente.

Um ponto a se clarificar antes da contratação dos serviços da Host1plus é acerca da disponibilização de bancos de dados, vale dizer que o seu plano mais barato não oferece banco de dados, dessa forma, para os que tem desejo de montar seu blog ou site os planos indicados são o Silver, Gold e Platinum, a depender das necessidades de cada um.

Data Center no Brasil

Um dos diferenciais da Hos1plus é a disponibilidade de data center no Brasil, na cidade de São Paulo, o que significa que o ip do servidor do seu blog será nacional, atualmente, trata-se de boa uma opção, pois o Google leva em consideração fatores como localização do ip do servidor para o ranqueamento, vide vídeo abaixo:

Além do serviço de hospedagem compartilhada, a Host1plus oferece também os serviços de revenda de hospedagem e servidores VPS. Para saber mais sobre a Host1plus, clique aqui.

Indo na contramão, também existem hostings que devem ser evitados a qualquer custo, clique aqui para saber onde NÃO hospedar seu site.

UOL Host

 

Artigos Similares
Como migrar um site Há basicamente dois tipos de migração...
Como contratar freelancer Atualmente existem diversos sites que intermediam as relações...
O que são plugins? Os plugins servem para adicionar diversas...
Como fazer uma fan page Nesse post o Como Montar...
O que é e como ganhar dinheiro com o Google...
Quais são os melhores programas de afiliados da internet? Nesse...
Templates para blog Nesse post o Como Montar um Blog...
Qual é o melhor site para criar um blog? O...
Qual a diferença entre site e blog? Existem algumas pequenas...
Google Analytics no WordPress: como instalar Uma forma rápida de...
O que fazer para registrar um domínio? O domínio é...
Como fazer para divulgar meu blog? Antes de começar a...
Quais são as piores hospedagens de sites? Alerta vermelho: as...