24 Melhores Plugins para WordPress – Plugins Essenciais

O que são plugins?

Os plugins servem para adicionar diversas funcionalidades ao seu blog com sua simples e configuração, oque antes custaria extremamente caro e demandaria uma grande quantidade de tempo, se implementado pelas mãos de um programador, vem em um pacote pronto e simples para ser adicionado e customizado em seu blog.

Como instalar um plugin?

A instalação de um plugin é muito simples, basta acessar o seu painel de administrador do WordPress, selecionar a opção “plugin”, no menu esquerdo da tela, ir em “adicionar plugin”, pesquisar o plugin a ser instalado, clicar em “Instalar agora”, e depois em “ativar plugin”, e pronto, a instalação está completa! Veja a figura a seguir para ver a localização da seção “plugin” no painel de administração do WordPress:

como-instalar-plugin

Os melhores plugins para wordpress

A seguir, uma lista com 24 plugins que cumprem as mais diversas funcionalidades.

plugins-wordpress1) Thanks me Later
No mínimo um plugin polido, onde você pode configurar o envio de um email de agradecimento a cada comentário feito em seu blog.

2) Widget Logic
Este plugin é útil para quem quer mostrar um widget em uma página e não quer mostra-lo em uma determinada página, dessa forma, um mesmo widget não precisa ser necessariamente exibido em todas as páginas.

3) Welcome Gate
O Welcome Gate oferece uma página de preenchimento de email para os visitantes que visitarem seu domínio raíz pela primeira vez, onde o visitante pode preencher seu email ou simplesmente não preencher e escolher seguir para seu site, ele poderá ser configurado de forma a não incomodar seu visitante em uma segunda visita, e funcionará apenas para o endereço raíz do seu domínio, ou seja, não irá aparecer se a página da primeira visita for uma outra página ou post, interno ao seu site.

4) Auto Excerpt Everywhere
Que tal exibir um resumo dos seus artigos na home, ao invés de artigos completos, além do que você pode definir o limite de caracteres do resumo e um texto customizado para o botão “continue lendo”.

5) Responsive select menu
plugin-wordpress-responsive-select-menuO Plugin Responsive Select Menu automaticamente transforma todo menu WordPress em uma caixa de seleção em dispositivos móveis.

6) Pretty Link
O Pretty Link transforma links “feitos” em links “bonitos”, como seu próprio nome indica, é muito útil principalmente para os blogueiros que trabalham com links de produtos afiliados, transformando por exemplo um link como http://www.testedeafiliado/#$aref=1000 para http://comomontarumblog/acessar/produto-afiliado, essa customização do link fica a critério do blogueiro.

7) Contact Form 7
Esse plugin pode gerenciar múltiplos formulários de contato, adicionalmente você pode customizar os formulários.

8) Facebook Comments (Alex Moss)
Esse plugin torna simples adicionar comentários através do Facebook em seu blog WordPress.

9) Image Widget
Plugin para adicionar e gerenciar imagens na sidebar, rodapé ou cabeçalho de seu site.

10) Markerly
Quando o visitante seleciona conteúdo de seu site, clicando com o botão esquerdo e arrastando o mouse, é exibido uma barra com botões de compartilhamento nas redes sociais.

11) Popular Widget
Simples e funcional, com ele você tem a opção de mostrar seus posts mais visualizados ou comentados na sidebar.

12) Social Slider
Adiciona links flutuantes de redes sociais na extrema esquerda do blog.

13) WP No Category Base
Como o próprio nome do plugin sugere, ele remove completamente a categorias base da categoria de seus links permanentes, por exemplo, “http://www.meublog.com/categoria/minha-categoria” torna-se “http://www.meublog.com/minhacategoria”, é compatível com plugin de sitemap, além de usar o redirecionamento 301 para redirecionar links permanentes de categorias antigas para os novos.

14) MailChimp for WordPress Lite
Facilita a inclusão de formulários do Mailchimp dentro do seu blog, podendo ser utilizado por exemplo na sidebar do blog, no rodapé, e dentro de posts e páginas.

15) BackUpWordPress
Oferece backup automatic, e o periodo de backup pode ser arbitrado, por exemplo, todas as sextas-feiras às 13h, e também pode-se ativar a opção de enviar um email comunicando todo backup criado, além de se poder optar pela criação de backup de apenas o banco de dados, ou de apenas seus arquivos de instalação, ou ainda de sites completos.

16) Flare
flare-plugin-wordpressPlugin que adiciona uma barra fazendo que seu conteúdo possa ser compartilhado nas redes sociais.

17) Quick Adsense
Com este plugin torna-se muito prático adicionar códigos de Adsense em seus artigos de forma automática, seja no começo, meio ou fim de seus posts, ou em suas páginas, também é possível excluir os anúncios de determinadas páginas ou posts.

18) SEO Friendly Images
Adiciona automaticamente os atributos alt e title para todas as imagens do seu blog, melhorando o tráfego vindo dos mecanismos de busca.

19) Outbound Links
Força links nofollow e abertura em novas janelas em todos links de saída de seu site.

20) Limit Login Attempts
Essencial para a segurança do seu blog, facilita principalmente a quebra de senha pela força bruta, onde softwares de usuários mal intencionados testam milhares de combinações de login e senha, e algumas vezes conseguem invadir sites, este plugin estabele um limite para o número de tentativas de preenchimento de login e password em seu painel administrativo.

21) Akismet
Muito útil para evitar spams em seu blog.

22) Google Analytics for WordPress (Yoast)
Ele facilita a vinculação do Google Analytics junto ao seu blog.

23) HTML Javascript Adder
Muito útil principalmente para programadores, e permite colocar códigos mais avançados dentro de qualquer widget do WordPress, que seriam invalidados em um widget normal de texto.

Melhor plugin de seo para wordpress

24) WordPress SEO (Yoast)
Um plugin que faz toda a configuração de SEO onpage que seu blog precisa, sendo totalmente autossuficiente, de forma a não necessários outros plugins de SEO.

Algumas implementações não dispõem de plugins que as façam, caso você não encontre um plugin que cumpra uma determinada funcionalidade, poderá contratar um programador profissional para elaborá-lo.

>> Clique aqui para aprender a melhor forma de como e onde contratar um freelancer <<

Artigos Similares
Como migrar um site Há basicamente dois tipos de migração...
Como contratar freelancer Atualmente existem diversos sites que intermediam as relações...
Como fazer uma fan page Nesse post o Como Montar...
O que é e como ganhar dinheiro com o Google...
Quais são os melhores programas de afiliados da internet? Nesse...
Templates para blog Nesse post o Como Montar um Blog...
Qual é o melhor site para criar um blog? O...
Qual a diferença entre site e blog? Existem algumas pequenas...
Google Analytics no WordPress: como instalar Uma forma rápida de...
O que fazer para registrar um domínio? O domínio é...
Como fazer para divulgar meu blog? Antes de começar a...
Quais são as piores hospedagens de sites? Alerta vermelho: as...
O Brasil é o segundo país do mundo com o...