Remarketing: O que é e Como Fazer no Facebook?

O que é remarketing ou retargeting e como fazer?

Mais de 90% dos leitores que chegam ao seu blog saem dele sem praticar nenhuma ação a não ser uma rápida leitura, na maioria das vezes esses visitantes não se cadastram em sua lista de e-mails e não compram produtos, apesar de que muita das vezes eles podem até achar muito interessante os produtos à venda, e até mesmo ter a necessidade de compra de alguns desses produto, porém, por n motivos, deixam para comprar depois, e o “depois” na internet na maioria das vezes é “nunca”.

O remarketing é uma forma de lembrar o seu cliente das qualidades e da necessidade de compra desse produto, onde o usuário irá ser bombardeado com constantes aparições do anúncio do seu produto, os quais poderão ser configurados por meio do Facebook Ads ou do Google Adwords.

remarketing-como-fazerDessa forma, você atinge um público extremamente qualificado, que já teve o primeiro contato com o produto, e possivelmente tem interesse de compra, o que é de fundamental importância, principalmente porque segundo estudos realizados, sabe-se que a maioria das vendas ocorre a partir do terceiro contato do cliente com o produto.

Como fazer remarketing no facebook

Para configurar sua campanha de remarketing no Facebook, acesse o gerenciador de anúncios, de acordo com a figura a seguir:

como-fazer-remarketing-facebook

Posteriormente, na sidebar esquerda escolha a opção “públicos”, como na figura abaixo:

remarketing-no-facebook

Clique em criar público, e escolha a opção “Público personalizado do seu site”:

retargeting-facebook

Preencha o nome da campanha, e determine para qual tráfego de seu site essa campanha irá ser exibida, você pode escolher, por exemplo, que a campanha seja exibida para todas as pessoas que visitaram sua home page, ou ainda para pessoas que visitaram páginas específicas, por exemplo, imagine que você vende um determinado produto em uma determinada página, e poderá rodar uma campanha especificamente para ser exibida apenas para as pessoas que visitarem aquela página, essa opção é extremamente útil para blogs que vendem vários produtos. Para ativar essa opção, você deverá fornecer a url da página em questão, e preencher também o número de dias em que as pessoas continuarão a ver seus anúncios após a visita em seu site, indo no máximo até 180 dias, e posteriormente finalizar o setup inicial clicando em “criar público”.

Agora já com o público criado, clique em “detalhes do pixel”, conforme mostra a figura abaixo:

o-que-e-remarketing

Você deverá então copiar o código do pixel para dentro do seu blog, se a intenção for exibir o remakerting para o blog inteiro, e seu blog for WordPress, acesse o wp-admin, e na opção aparências selecione, escolha a sub opção editor, encontre o arquivo “header.php”, e adicione o código do pixel entre as tags <head> e </head> .

Após feito isso, o Facebook tem um tempo de geralmente 24 horas para aprovar seu pixel, os bots do Facebook irão visitar o seu blog e conferir se o código foi colocado corretamente, se tudo estiver ok, a disponibilidade de sua campanha será alterada de “Não está pronto” para “Pronto”.

O público potencial que será exibido para suas campanhas irá aumentar gradualmente, conforme seja alocado mais dados de usuários que visitaram o seu blog.

Plugin remarketing

Há 2 plugins para WordPress que facilitam a integração do código do Pixel de conversão do Facebook em blogs, o Simple Facebook Pixel, onde o blogueiro pode selecionar uma página específica para a inserção do pixel no blog, a interface do plugin é simplificada e prática, observe na imagem a seguir:

remarketing-pixel-facebook

Outro plugin para remarketing é o WordPress Facebook Pixel, onde faz-se necessário apenas o ID disponível no código do pixel do Facebook, bastando copiá-lo e colá-lo no setup do plugin.

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