Como Contratar Freelancer do Exterior: Webdesign, Ilustrador

O que é e qual a melhor forma para se contratar um Freelancer?

Freelancer é um profissional que faz serviços dos mais variados tipos, e realiza trabalhos não sendo vinculado a uma empresa e sem contratos com valor empregatício.

Com a nova efervescência dos blogs, e o aumento de sites que oferecem serviços de contratação de freelancers, crescem as requisições desses profissionais feitas por blogueiros, principalmente para freelancers redatores, designers, diagramadores de ebooks e programadores.

Imagine que você tenha uma idéia para aumentar o tempo do visitante em seu blog, seja com aplicativos, como, por exemplo, com um joguinho, visualização de vídeos, conteúdo mais qualificado, um fórum, uma seção de classificados ou outra idéia qualquer, os profissionais freelancer podem oferecer serviços qualificados para lhe auxiliar nessas implementações.

Como contratar um freelancer estrangeiro?

como-contratar-freelancerNa internet há milhares de profissionais se oferecendo para trabalhos dos mais diversos, tão alta quanto o anseio de trabalho dessas pessoas é a probabilidade de alguma das partes envolvidas no trabalho, seja contratante ou contratado, ficarem insatisfeitas ao final do serviço, por inúmeras razões.

Os sites de freelancers se apegam justamente a esse ponto, eles fornecem uma plataforma segura (pelo menos os melhores sites) de contratação e pagamento de serviços, onde o contratante só irá liberar o dinheiro quando ocorrer a plena efetivação do serviço por parte do contratado, ao fim do trabalho, ambas as partes podem trocar qualificações, e caso haja problemas no meio do caminho, a staff dos sites age para mediar o processo, na maioria das vezes decidindo em favor do contratante.

Para publicar projetos, basta o usuário se cadastrar no site de freelancers de seu gosto, e compilar um pequeno documento com descrição e detalhes do seu projeto, sendo o mais claro possível. Na maioria dos sites, o usuário também poderá definir a preferência por profissionais que trabalham por hora ou por preço fixo, estipular um preço médio que está disposto a pagar pelo projeto e um tempo de conclusão desejável, além de o próprio usuário poder enviar convites para profissionais participarem de seus projetos.

Há dezenas de bons sites no mercado, tanto no Brasil, quanto no exterior.

Agora imagine uma situação ideal, onde você pudesse contratar os melhores profissionais e pagar menos do que geralmente se paga a um profissional do Brasil. Seria isso possível?

A resposta é sim.

Para isso o usuário deverá usar sites de freelancers do exterior, e tomar como referência central uma única variável, o salário mínimo em dólares dos profissionais dos países.

De acordo com a Listagem de Salário Mínimos por País, disponível no Wikipédia, temos alguns dados interessantes referente a salário mínimos anuais contabilizados em dólar:

Brasil: $4600

México: $1645

Peru: $4216

Paquistão: $3020

Marrocos: $2779

Índia: não há salário mínimo fixado

Repare que os salários mínimos anuais de alguns países americanos, africanos e asiáticos são menores que o pago no Brasil, e esses países também dispõem de excelente profissionais. Imagine agora que você morasse nos Estados Unidos, com um salário mínimo anual de $15080, essa é a maior razão da grande prática da contratação de profissionais principalmente indianos para serviços de freela nos Estados Unidos.

workana-freelancersO site workana.com tem predominância de profissionais da América do Sul, e os sites freelancer.com e elance.com, contam com freelancers do mundo inteiro. Vale ressaltar que é necessário ter cartão de crédito internacional para utilizar esses sites, e os pagamentos são contabilizados em dólar.

elance-freelancersMas nem tudo são flores, esses sites possuem algumas falhas, do qual se aproveitam maus profissionais, uma delas é o contratado se prontificar a realizar um serviço o qual mal foi lido por ele e lhe enviar um preço 10 vezes menor do que a média cobrada pelos outros profissionais.

A sua atitude como contratante é de na mesma hora enviar o dinheiro a esse freelancer, já que no pior dos casos seu dinheiro será resguardado pelo site. Nessas situações, além de perder tempo, com o profissional lhe retornando dias depois afirmando que por alguma razão qualquer irá declinar do serviço, como a transição é internacional, o contratante, no caso você, terá de pagar o IOF de 6,28% de uma transação internacional, digamos que a transferência tenha sido de $100, você será obrigado a arcar com $6,28 e as demais taxas do site, e não irá receber estorno desses valores.

Esse tipo de situação ocorre ainda com mais frequência no site freelancer.com, nesse site, assim que lançado um projeto, instantaneamente ele recebe propostas programadas de vários profissionais, que não tem a menor idéia do que se trata o projeto. Ao receber essas propostas com preços baixos e vendo as qualificações do usuário, você se motiva a enviar o pré-pagamento exigido pelo contratado, incluindo as taxas do site, e depois ao discutir o projeto com o profissional, ele eventualmente pode se recusar a realizar o projeto naquele preço e exigir uma quantidade muito superior. E para piorar, esse profissional pode recusar seu projeto em um certo limite de tempo sem sofrer qualquer sanção pelo site ou que você possa fazer qualquer comentário no quadro de qualificações desse usuário, dessa forma, o parâmetro “projetos concluídos” disponível na ficha dos profissionais faz referencia tão somente a taxa de conclusão de projetos em que esse profissional aceitou trabalhar, e não nos projetos que ele recusou, oque a primeira vista pode causar confusão para a maior parte dos contratantes. Mas vale afirmar que excluso as taxas, seu dinheiro estará salvaguardado pelo site.

De qualquer forma, o custo benefício de utilizar estes sites de freelancers estrangeiros, é de uma maneira geral, muito superior ao utilizar sites nacionais, pelo simples fato de freelancers do mundo inteiro estarem concorrendo por seu projeto, e não apenas profissionais do Brasil.

A melhor forma para contratar freelancers desses sites, é conversar com sua contraparte via chat ou Skype antes da contratação, e se certificar de que este entendeu perfeitamente cada passo do seu projeto e que poderá cumpri-los no tempo e preço acordados.

Antes de se proceder com a pesquisa e contratação de um freelancer, principalmente de webdesigners e programadores, verifique se não há um plugin que atenda suas necessidades.

>> Clique aqui para conhecer alguns dos plugins mais utilizados no WordPress <<

Artigos Similares
Como migrar um site Há basicamente dois tipos de migração...
Como contratar freelancer Atualmente existem diversos sites que intermediam as relações...
O que são plugins? Os plugins servem para adicionar diversas...
Como fazer uma fan page Nesse post o Como Montar...
O que é e como ganhar dinheiro com o Google...
Quais são os melhores programas de afiliados da internet? Nesse...
Templates para blog Nesse post o Como Montar um Blog...
Qual é o melhor site para criar um blog? O...
Qual a diferença entre site e blog? Existem algumas pequenas...
Google Analytics no WordPress: como instalar Uma forma rápida de...
O que fazer para registrar um domínio? O domínio é...
Como fazer para divulgar meu blog? Antes de começar a...
Quais são as piores hospedagens de sites? Alerta vermelho: as...